Dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá

Na expressão Iorubá, Iemanjá, quer dizer “mãe cujos filhos são peixes” e aqui no Brasil, ela representa um dos orixás mais cultuados entre as religiões de matriz africana. O dia 2 de fevereiro é considerado o seu dia, e confirmando sua popularidade, muitos músicos fizeram cações em sua homenagem. Vamos conferir alguns:

Em 2009 o Otto lançou o que pra mim ( e pra muitos) é o seu melhor disco. Com “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos” veio a bela “Janaína”, de onde saiu a frase aí do nosso título. “Dia 2 de fevereiro / Festa lá no Rio Vermelho / Em Salvador vamos dançar / Leve mimos pra sereia / Janaína Iemanjá”.

Lembram o encerramento das Olimpíadas em Londres? No finalzinho teve um monte de brasileiro e entre eles, a Marisa Monte belíssima vestida de Iemanjá (essa aí da foto). Ela também tem uma música que fala da rainha das águas. “Ela mora no mar / Ela brinca na areia
No balanço das ondas / A paz ela semeia”, é o que diz a canção “Lenda das Sereias”.

Quem lembra de “Mulheres de Areia“? Além da Ruth e da Raquel, tinha a “Sexy Iemanjá” do Pepeu Gomes. “A noite vai ter lua cheia / Tudo pode acontecer”. Saudades Tonho da Lua.


Leia mais notícias:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *